Quais gorduras são boas?

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O Lipídio, mais conhecido como gordura e é o mais calórico macronutriente em comparação aos demais carboidratos e proteínas, 1g de lipídio apresenta 9kcal, enquanto as proteínas e carboidratos apresentam 4kcal em 1g. Devido a este fato, devemos ficar atentos às quantidades e ao tipo (saturada, trans e insaturada). De qualquer forma, os lipídios devem ser consumidos, pois desempenham funções importantes como formação de hormônios e absorção de vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K).

As gorduras ruins são as consideradas prejudiciais e podem acarretar problemas cardíacos, dislipidemia, diabetes e tantos outros problemas de saúde, como as gorduras saturadas presentes nas gorduras animais (carnes, queijos e leites)que podem ser consumidas mas com moderação,e a pior de todas que deve ser totalmente evitada é a gordura trans presente em alimentos industrializados como bolachas recheadas, sorvetes, chocolates e etc.

As gorduras boas, as insaturadas são as que favorecem a formação do HDL, que é o colesterol bom e que diminui o colesterol ruim, o LDL, são as mais conhecidas com ômega- 3, 6 e 9, estão presentes nos peixes, castanhas, azeite, abacate, coco.

OU seja, gorduras não são vilãs, podem e devem ser consumidas mas com moderação.

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