Carboidrato: vilão?

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A maioria das dietas da moda condena o carboidrato e o tiram como sendo o maior culpado e vilão contra o emagrecimento. O carboidrato é o único alimento do cérebro e é a principal fonte de energia para nosso organismo, além de possuir a mesma caloria que a proteína.

1g de carbo=4kcal, 1g proteína= 4kcal.

Então por que ele é tão condenado?

Como acabei de relatar ele é de extrema importância para nosso corpo, no entanto devemos tomar cuidado com o tipo de carboidrato. O tipo simples é absorvido mais rapidamente e por isso acontece pico de glicemia no nosso sangue, este pico aumenta produção de insulina e que rapidamente teremos fome novamente além  dele ser o causador do acumulo de gordura corporal. São eles: farinha branca, pão branco, massas brancas, torrada branca, biscoitos, açúcares e doces.

Opte pelo carboidrato complexo  que são os integrais (arroz, massa, torrada, biscoito integrais, além dos tubérculos, batata doce, mandioca )pois possuem fibras que controlam a glicemia sanguínea, ou seja, para o emagrecimento não há necessidade de tirá-los da dieta, o importante é a porção adequada e a quantidade total consumida no dia.

Antes de sofrer retirando o carboidrato da sua vida consulte um nutricionista. O profissional fará os cálculos de sua necessidade conforme seu objetivo e vai te apresentar as melhores opções.

Viva Bem Sem Restrição.

Adoçantes naturais: estévia, xilitol, taumatina

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Os adoçantes artificiais (sacarina, ciclamato de sódio, aspartame, sucralose) estão sendo muito discutidos atualmente devido aos sérios problemas de saúde que seu uso podem causar. Eles possuem aditivos, conservantes e sódio em grande quantidade e por isso são tóxicos para nosso organismo. Existe a opção de adoçantes naturais para diabético ou quem quer perder peso ou mesmo diminuir o consumo de açúcar. Veja 3 deles:

 

Estévia

Adoçante natural originária de plantas da América do Sul, alto poder adoçante mas possui gosto mais amargo do que os outros adoçantes (gosto residual), mas é mais fácil de ser encontrado e valor mais acessível. Possui zero caloria, zero índice glicêmico.

Cuidado pois pode causar reação alérgica.

 

Xilitol

Adoçante natural encontrado nas fibras de muitos vegetais, entre eles, milho, framboesa, ameixa, entre outros, inclusive de algumas espécies de cogumelos.

O Xilitol é tão doce quanto a sacarose (açúcar), no entanto, é aproximadamente 40% menos calórico, além disso, não aumenta os níveis de açúcar no sangue.

Possui um sabor mais doce e agradável do que o estévia, encontrado em lojas de produtos naturais, e preço mais alto.

 

Taumatina

A taumatina é um adoçante natural extraído de uma planta originaria da África, mais consumida na Europa e que está sendo difundida atualmente para os outros  países.

Ela  exerce a função de proteína no nosso organismo e adoça muito mais do que qualquer açúcar.

Pode ser consumida sem restrições por diabeticos, gestantes e crianças.

É mais comum encontrá-la nos ingredientes de produtos do que ele sozinho. No Brasil ainda é raro encontrar a venda isoladamente.

 

Importante: Não há efeitos colaterais comprovados associados ao consumo dos adoçantes naturais, mas, assim como os adoçantes artificiais, o potencial maléfico está no fato de que os edulcorantes enganam o organismo, que pensa que está comendo algo doce. Isso o faz liberar insulina, que leva ao acúmulo de gordura corporal e aumenta o risco de obesidade. Por isso, recomendo consumir esporadicamente.

Tente se adaptar ao sabor natural dos alimentos e terá mais saúde!

Conheça os tipos de açúcares mais saudáveis

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Já se sabe que evitar adoçantes artificias, principalmente os a base de ciclamato de sódio, sacarina e aspartame é a melhor opção para saúde, por isso para quem tem habito de adoçar, existem hoje no mercado opções de açúcares que apesar de apresentar as mesmas calorias do açúcar comum refinado são mais naturais por não passarem pelo processo de industrialização e manter nutrientes.

Consuma com moderação e veja as melhores opções:

AÇÚCAR DE COCO: possui  vitaminas e minerais, baixo índice glicêmico, por isso não acontece pico de glicemia no sangue  prejudicial para quem quer emagrecer e para diabéticos.

AÇÚCAR DEMERARA: passa pelo processo de purificação e refinamento, mas sem aditivos químicos.

AÇÚCAR MASCAVO: não passa pelo processo de refinamento e por isso conserva valores nutricionais, contém nutrientes.

ORGÂNICO: produzido sem adição de aditivos, grãos grossos, pois não passa pelo processo de refinamento mantem alguns nutrientes.

MAS LEMBRE-SE:

O melhor para sua saúde é evitar adoçar, e se acostumar com o sabor natural nos alimentos, afinal possuem significativo valor calórico, além de também induzir a secreção de insulina hormônio que aumenta gordura corporal e aumenta cada vez mais a vontade por doces.

O que é sorgo?

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Originário da África e da Índia é uma fonte riquíssima de fibras, proteínas, vitaminas do complexo B, ferro, fósforo, potássio, magnésio e zinco. Ele também possui em sua composição tanino que tem funções antioxidantes e anti-inflamatórias.

Gostou?

Ele ainda pode ser um substituto do arroz, ou servir para complementar a salada, sopas ou incrementar o iogurte.

Para encontra-lo  no Brasil ainda é um pouco difícil, mas já é possível em algumas lojas de produtos naturais ou sites de compras. Tudo isso se resume a um cereal, acredita? Poderoso esse sorgo!

Por isso mude, inove, varie o cereal de suas refeições!

Líquido durante a refeição

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O ideal é se hidratar 30 minutos antes e 30 minutos após as refeições, pois o consumo de líquidos durante pode prejudicar a digestão, atrapalhando o trabalho do suco gástrico do estômago que digere os alimentos, e dar a sensação de empachamento.

Ele pode ser um pequeno fator para o aumento de peso devido a dilatação do estômago quando ingerimos líquido e comida junto pois, ele é como se fosse uma bexiga, e se ele aumenta de tamanho você precisará sempre cada vez mais de comida para se saciar.

Existem pessoas que não conseguem criar este hábito de  retirar os líquidos durante as refeições, mesmo que esteja em processo de emagrecimento não ha problema, só prefira a água por ser menos calórica e mais fácil de digerir.

Interessante é que existe uma vantagem com o consumo de sucos de frutas cítricas que são ricas em vitamina C e ajudam na absorção do ferro da refeição mas, prefira tomar após o termino da refeição.